GOVERNO ENVIA REPRESENTANTE PARA REUNIÃO COM PROTETORES E SINALIZA DIÁLOGO SOBRE LEI QUE PREVÊ DOAÇAO DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE PARA FINS CIENTÍFICOS
A reunião convocada na Câmara Legislativa pela Vereadora Gilda Beatriz, a pedido dos protetores, ativistas e simpatizantes da causa animal de Petrópolis, na última terça-feira (26/01), mostrou sinais de que o diálogo entre a sociedade e o governo pode acontecer com relação ao Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Rubens Bomtempo, através do líder do governo na Câmara, Thiago Damaceno. O projeto trata da permanência e circulação de animais de grande porte na cidade, mas gerou diversas polêmicas e manifestações contrárias nas redes sociais, já que possui textos que abrem precedentes para o retorno da exploração animal em bairros da cidade, como os cavalos de Nogueira e Quitandinha, e também prevê que animais apreendidos no município possam ser doados para fins científicos.
O projeto chegou em caráter de urgência, ainda ano passado, na Câmara. Mas depois da análise de alguns parlamentares que identificaram problemas em seu conteúdo, o texto acabou não entrando em votação e, só então os protetores e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (CPDA-OAB) tomaram conhecimento. Depois da notícia de que o projeto seria votado no primeiro dia de sessões parlamentares de 2016, uma onda de protestos invadiu a internet e as ONGs e defensores dos animais agendaram um manifesto na Câmara. O grupo de mais de 15 manifestantes, depois de se negar a participar de uma reunião estrategicamente agendada no mesmo dia do protesto, foi recebido pelo vereador Thiago Damaceno, no dia 20/01, que se comprometeu a convocar o executivo para rediscutir os termos do projeto.
A nova reunião, agora agendada em acordo com a Câmara dos vereadores, os protetores e também o governo, foi realizada no dia 26/01, com a presença de mais de 20 pessoas, entre vereadores, ativistas da causa animal, a OAB e o Procurador Jurídico do Município, Luiz Antônio Reis Jr., que representou o procurador geral, Marcus São Thiago. No encontro, a advogada Elisabete Amorim, que foi presidente da CPDA por dois anos e falou em nome dos protetores, expôs ao representante do governo todos os problemas do projeto de lei. Já a nova presidente da CPDA, Solimar Alves Ferreira, revelou que a comissão, em acordo com os protetores, está elaborando um novo texto para apresentar como substitutivo ao projeto. “Notamos que há muitas falhas e termos que precisam ser ajustados para que a lei realmente traga benefícios à cidade”, disse ela.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, também participou da reunião e tranqüilizou os protetores quanto à votação da lei. “O projeto acabou não entrando em pauta na última sessão de 2015, justamente por termos avaliado que ele necessitaria de uma análise mais profunda. Sendo assim, não houve necessidade de pedido de vistas. Não há previsão para que o projeto entre em votação e a casa legislativa não pretende votar a lei até que seja revista e reavaliada junto à causa animal”, esclareceu ele, propondo que fosse agendada uma nova reunião, em um prazo de 30 dias, para que os protetores, através da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, apresentassem uma nova proposta de lei a ser discutida com o executivo e, somente após esse diálogo, ser colocada em votação.
NOVO ENCONTRO DEVERÁ TER APRESENTAÇÃO DE TEXTO SUBSTITUTIVO – Depois da explanação sobre os termos do projeto, o representante da procuradoria do município, Luiz Antônio Reis Jr., se comprometeu a dialogar com a causa e reavaliar o texto, em uma nova reunião. Na ocasião, a CPDA irá apresentar as modificações propostas para a Lei, em acordo com a legislação, com termos jurídicos e também com realidade da causa animal de Petrópolis. Para representar o governo, são esperadas as presenças do procurador geral do Município, Marcos São Thiago, e da coordenadora da COBEA, Rosana Portugal, que não compareceram na reunião do dia 26. “Ficamos satisfeitos com a possibilidade de diálogo, o que mostra que o governo agiu com bom senso. A sociedade civil, principalmente os protetores que militam na causa há tantos anos e sabem como ninguém da verdadeira necessidade e realidade do município nesse setor, devem ser ouvidos e as leis precisam ser feitas para favorecer a sociedade e os direitos, sejam das pessoas ou dos animais”, disse a representante da OGN Cia dos Animais, Edna Tardelli. “Estamos mais confiantes de que o governo assuma seu erro quanto a esses termos preocupantes da lei e que eles serão retirados os substituídos antes de serem colocados em votação”, completou a representante da ONG SPPA, Thais Kapps.
Fonte: Circuito Desafio
29/01/16
13/03/11
Número de mortos por terramoto no Japão pode ultrapassar 10 mil
Minamisanriku - O número de mortos causados pelo terramoto e tsunami que atingiram a costa leste e nordeste do Japão sexta-feira poderá ultrapassar dezenas de milhares, disse hoje, domingo, o chefe de polícia neste Naoto takeuchi, em entrevista à Imprensa.
“Na cidade capital continuam sem ser localizados 9.500 habitantes de Minamisanriku, população que foi praticamente arrasada pelo tsunami produzido pelo terramoto Naoto Takeuchi”, disse a fonte.
Acrescentou que após sair de uma reunião técnica sobre a crise deixou de ter dúvida de que o número de óbitos atingirá mais de mil cidadãos, somente na região de Miyagi, a mais atingida.
Actualmente, a contagem oficial é de pouco mais de 800 mortos confirmados em Miyagi e outras áreas.
Um total de 1.167 pessoas estão desaparecidas só na província de Fukushima (nordeste do Japão), uma das mais devastadas junto a Miyagi e Iwate, segundo a agência local Kyodo.
Terremoto e tsunami matam mais de 300 no Japão
Por Chisa Fujioka e Elaine Lies
TÓQUIO (Reuters) - O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições atingiu na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil) a costa nordeste do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas.
Cerca de 300 corpos foram encontrados na cidade costeira de Sendai, no nordeste do país, segundo a emissora de TV NHK. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira indica que o número de mortos pode aumentar significativamente.
Centenas estão desaparecidos.
A Cruz Vermelha disse em Genebra que a parede de água é mais alta do que algumas ilhas do Pacífico, e um alerta de tsunami foi emitido para toda a bacia do oceano, com exceção do Canadá e da parte continental dos Estados Unidos.
A Indonésia, o Estado norte-americano do Havaí e as Filipinas, entre outros, determinaram a desocupação de áreas costeiras.
Países da região como Taiwan, Austrália e Nova Zelândia, no entanto, já suspenderam o alerta.
Por causa do tsunami, a população japonesa foi orientada a fugir de áreas costeiras para terrenos mais elevados.
Foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência de notícias Kyodo. A Kyodo também informou que uma embarcação com cem pessoas naufragou por causa do tsunami.
Cerca de 3 mil pessoas que moram perto de uma usina nuclear na localidade de Fukushima foram orientadas a deixar suas casas, mas o governo afirmou que não há riso de vazamento. Segundo as autoridades, a remoção da população da área era uma precaução por causa do mau funcionamento do equipamento de resfriamento do reator.
'Eu fiquei apavorado e ainda estou com medo', disse Hidekatsu Hata, 36 anos, gerente de um restaurante no bairro de Akasaka, em Tóquio. 'Eu nunca vivi um terremoto dessa magnitude antes.'
O primeiro-ministro Naoto Kan disse a políticos que eles precisam 'salvar o país' após o desastre, que segundo ele causou danos profundos em toda a faixa norte do país.
O tremor dividiu uma rodovia perto de Tóquio e derrubou vários prédios no nordeste japonês. Um trem estava desaparecido na região litorânea atingida pelo tsunami.
Um navio que levava 100 pessoas foi levado pelo tsunami, de acordo com a agência Kyodo, e imagens de TV mostraram a força da água, escurecida pelos destroços, carregando casas e carros e levando embarcações do mar para a terra.
Algumas usinas nucleares e refinarias de petróleo foram paralisadas, e havia fogo em uma refinaria e numa grande siderúrgica.
O governo do Japão afirmou que um sistema de resfriamento da usina nuclear Fukushima Daiichi, da Tokyo Electric Power, não está funcionando após o terremoto. Os trabalhos para reparar o problema já foram iniciados.
O governo declarou situação de emergência como precaução, mas não há vazamento radioativo e não era esperado por ora algum problema decorrente da falha no sistema, afirmou o secretário da chefia de gabinete, Yukio Edano, a jornalistas.
Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa. Um hotel desabou na cidade de Sendai, e há temores de que haja soterrados.
A gigante eletrônica Sony, um dos maiores exportadores do país, fechou seis fábricas, informou a Kyodo. Jatos da Força Aérea foram deslocados para a costa nordeste para determinar a extensão dos danos.
O Banco do Japão (Banco Central) prometeu medidas para assegurar a estabilidade do mercado financeiro, mas o iene e as ações de empresas japonesas registraram queda.
MAR E FOGO
Filipinas, Taiwan e Indonésia emitiram alertas de tsunami, reavivando a lembrança do gigantesco maremoto que atingiu a Ásia em dezembro de 2004. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico advertiu sobre riscos em países tão distantes quanto Colômbia, Chile e Peru, no outro lado do Pacífico.
O terremoto no Japão foi o quinto mais forte do mundo no último século.
Houve vários tremores secundários após o terremoto principal. Em Tóquio, os edifícios sacudiram violentamente. Uma refinaria de petróleo perto da cidade estava em chamas, com dezenas de tanques de armazenamento sob ameaça.
Impressionantes imagens de TV mostraram o tsunami carregando destroços e incêndios em uma grande faixa litorânea perto da cidade de Sendai, que tem cerca de 1 milhão de habitantes. Navios foram erguidos do mar e jogados no cais, onde ficaram caídos de lado.
Sendai fica a 300 quilômetros de Tóquio, e o epicentro do tremor, no mar, não fica muito distante dessa região.
A emissora NHK mostrou chamas e colunas de fumaça negra saindo de um prédio em Odaiba, um subúrbio de Tóquio, e trens-balas que seguiam para o norte do país parados.
Fumaça escura também encobria uma região industrial em Yokohama. A TV mostrou moradores da cidade correndo para deixar prédios atingidos pelo tremor, protegendo as cabeças com as mãos enquanto destroços caiam sobre elas.
'O prédio sacudiu por bastante tempo e muitas pessoas na redação pegaram seus capacetes e se esconderam debaixo da mesa', disse a correspondente da Reuters em Tóquio Linda Sieg.
'Isso foi provavelmente o pior que eu já vivi desde que vim morar no Japão há mais de 20 anos'
O tremor aconteceu pouco antes do fechamento do mercado em Tóquio, derrubando o índice Nikkei para a cotação mais baixa em cinco semanas. O desastre também prejudicou mercados em outras partes do mundo.
O humorista Shaolin permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o quadro de saúde do humorista está inalterado. A sedação foi suspensa, mas o paciente continua em coma.
Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o Shaolin, sofreu um acidente de carro no dia 18 de janeiro, em Campina Grande, na Paraíba. O humorista dirigia sua Pajero, pela BR-230 quando, bateu em um caminhão que vinha em sentido oposto.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente teria sido causado pelo motorista do caminhão, que supostamente estaria na contramão. No dia 27 de janeiro, Shaolin foi transferido para o HC de São Paulo.
01/02/2011
Dois homens foram detidos, na tarde de ontem, suspeitos de arrombamento de casas no bairro Castelo,
região da Pampulha, na capital.
De acordo com informações da Polícia Militar, a dupla foi presa durante um patrulhamento de rotina no Alípio de Melo, na região Noroeste. Os PMs desconfiaram de um veículo parado na rua dos Médicos e fizeram a abordagem. Os dois suspeitos ainda tentaram fugir.
Com eles, os policiais militares encontraram um estepe e várias ferramentas que, segundo a PM, seriam usadas para arrombar residências.
Os policiais desconfiam que os dois estivessem armados, mas nenhum arma foi encontrada no interior do veículo. Os dois homens já seriam conhecidos dos PMs que fazem patrulhamento na região e o estepe seria fruto de um dos últimos assaltos.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
G1
Batida envolveu cerca de 10 veículos entre carros e caminhões.
De acordo com as primeiras informações, 12 pessoas ficaram feridas.
Um grave acidente envolvendo carros e caminhões aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) no Anel Rodoviário, sentido Vitória, na altura do bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram e 12 ficaram feridas.
Acidente no Anel Rodoviário de Belo Horizonte (Foto: Reprodução TV Globo)
Ainda segundo os militares, 10 veículos se envolveram no acidente. Helicópteros e viaturas fazem o resgate das vítimas na rodovia. Os feridos estão sendo levados para o Pronto-Socorro João XXIII e o Hospital Municipal Odilon Behrens, em Belo Horizonte.
Comerciante paga R$ 2.000 por morte de amante da mulher
Ribeirão das Neves
28/01/11
Sete homens foram detidos em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, suspeitos de terem cometido um assassinado encomendado, motivado por uma traição. De acordo com a Polícia Militar, quatro deles foram contratados por R$ 2.000 para executar o jovem, que estaria tendo um caso com a mulher do mandante do crime. Entre os detidos estão o filho e o genro do mandante do crime, que ainda não foi localizado.
Segundo os militares, Luiz Gustavo da Conceição Lotério, de 22 anos, foi morto com dois tiros na cabeça, anteontem, na estrada do córrego do Sumidouro, na zona rural do município. O crime teria sido encomendado por Hernando Marcelino Paulino, de 41 anos, dono de um depósito de gás no bairro Jardim de Alá, no distrito de Justinópolis.
O filho do comerciante, Franklin de Souza de Paulino, de 20 anos, e o genro do empresário, Jeferson da Silva Dutra, de 20, além do servente Reverson dos Santos Oliveira, de 23 anos - que já tem passagem por tráfico de drogas -, também foram localizados e presos. Eles teriam ajudado a encomendar a morte.
O crime
O servente Bruno Luan Soares da Silva, de 18 anos, contou aos militares que chamou a vítima para sair com amigos e, no meio do caminho, quando Luiz Gustavo teria parado para cheirar cocaína, atirou duas vezes no jovem. Antes de o grupo ser abordado pela polícia, o entregador Guilherme Erlon dos Santos, de 19 anos, jogou o revólver calibre 38 em um matagal.
Os policiais foram acionados por uma denúncia anônima e iniciaram as buscas pelos suspeitos. Além de Bruno e Guilherme, o pedreiro Jheferson Lima de Souza, de 23 anos, e Diego Soares da Silva, de 20, irmão de Bruno, foram encontrados dentro de um Gol verde, no qual haviam fugido do local.
Eles confessaram o envolvimento e delataram o comerciante e os outros envolvidos.
Bruno relatou que ele, Diego e Jheferson foram procurados pelo genro do comerciante, que entregou R$ 500 para cada um - o restante seria pago posteriormente, no depósito de gás.
Um trem carregado de milho descarrilou no início da noite desta terça-feira, no centro de Belo Horizonte. De acordo com informações da assessoria da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), quatro vagões tombaram e a carga se espalhou pela linha férrea.
As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas e a FCA informou que vai apurar o caso. Equipes da empresa foram para o local durante a noite para trabalharem na liberação da ferrovia. Não há previsão para o término dos trabalhos, que podem se estender por toda a noite.
A FCA informou que o acidente não prejudicou a linha do metrô e nem a de trem de passageiros. O descarrilamento ocorreu próximo à estação Central. O trem seguia em direção a Vitória
22/01/11
Três pessoas foram presas anteontem, no bairro Parque São João, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, suspeitas de clonarem cartões de crédito. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos praticavam o crime há seis meses e seriam integrantes de uma quadrilha, que está sendo investigada há um mês.
Conforme o delegado César Cerne, os suspeitos Sérgio Rodrigues, de 30 anos, Allan Antônio Pires Miranda, de 35, e Gustavo Luiz Carneiro, de 26, usavam os cartões para comprar diversos produtos e revendê-los, ficando com o dinheiro. "Podemos afirmar que eles clonaram mais de cem cartões e não faziam compras em valores muito altos para não chamar a atenção", informou o delegado.
Segundo ele, os suspeitos implantavam máquinas com "chupa-cabra" - que capta as informações do cartão de crédito - em estabelecimentos comerciais de Betim, Contagem e Belo Horizonte. "Eles utilizavam coletes de empresas de manutenção dessas máquinas para praticar o golpe", relatou Cerne.
Com o trio, foram apreendidos um Palio, um computador, um notebook, máquinas de leitura de cartões, 43 cartões adulterados, coletes de empresas de manutenção das máquinas, celulares e cheques. Os suspeitos vão responder por formação de quadrilha e estelionato.
20/01/2011
Engavetamento com sete veículos causou a morte de duas mulheres na BR-381
São Joaquim de Bicas. Motorista de carreta não conseguiu frear e envolveu mais seis veículos em batida
Duas mulheres morreram em um acidente envolvendo três carretas e quatro carros, na tarde de ontem, na altura do KM 510 da BR-381, próximo a São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte. Outras três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros para atendimento no Hospital Regional de Betim.
As duas vítimas tinham 47 e 64 anos de idade. De acordo com o inspetor da PRF Evandro Pedras, elas ocupavam um veículo Corsa com placa de Pedro Leopoldo, mas, até o fechamento desta edição, não haviam sido identificadas. Devido à colisão, o trânsito da via precisou ser desviado e os motoristas foram obrigados a passar pelo Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o inspetor Pedras, uma das carretas envolvidas no acidente não conseguiu frear e bateu em uma outra, que seguia mais à frente. O motorista ainda tentou jogar o veículo de carga para a pista da esquerda, mas acabou atingindo outros automóveis que estavam em velocidade reduzida. Um dos veículos atingiu ainda uma terceira carreta.
18/01/2011
Cinco são atropelados em ponto de ônibus
Cinco pessoas foram atropeladas, na manhã desta segunda-feira (17), em ponto de ônibus na Avenida do Contorno, próximo ao Restaurante Popular, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Segundo a BHTtrans, uma mulher de 57 anos que dirigia o Fiat Idea, placa HEJ- 2704, perdeu o controle da direção do veículo e subiu no passeio, onde havia um ponto de embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo.
Marcos Aurelio de Souza, 44 anos, Débora Azevedo Carvalho, 36, Anderson Lúcio Almeida Machado, 34, Maria Vanessa Oliveira Barbosa, 22, ficaram feridos e foram socorridos por homens do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Claúdio Henrique Ferreira, 41 anos, também foi atingido e encaminhado em estado grave para o Hospital Pronto-Socorro João XXIII. O trânsito na região ficou lento, fluindo em apenas uma faixa da avenida.
17/01/10
À vista
IPVA com desconto começa a valer hoje para veículos de placa final 1
Especialistas orientam os motoristas a aproveitar o desconto de 3% e quitar o imposto em uma parcela à vista
Fernanda Fernandes
Da reportagem local
Daniel Carvalho
IPVA pode ser pago nas agências bancárias ou em casas lotérias. Motorista também pode parcelar o débito em três prestações
Começa a ser recebido hoje o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os motoristas receberam a notificação emitida pela Secretaria do Estado da Fazenda, com o valor a ser pago, na segunda quinzena de dezembro. Os proprietários de veículos devem ficar atentos ao vencimento do IPVA, pois hoje é a data limite para a quitação do débito com desconto para automóveis com placa final 1.
O IPVA começa a ser recebido hoje nas casas lotéricas e agências bancárias. Quem efetuar o pagamento à vista neste mês contará com desconto de 3% sobre o valor total do imposto.
Já aqueles que optarem pelo pagamento à vista em fevereiro em uma única parcela não terão o desconto. Também há a possibilidade de parcelamento em até três vezes sem a cobrança de juros. O parcelamento poderá ser feito com a quitação da última parcela em março. Os motoristas deverão ficar atentos às datas de vencimento do IPVA, pois, em caso de atraso, serão cobrados juros de 0,33% ao dia.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Economia, Waldir Pereira Gomes, a melhor opção é aproveitar o desconto oferecido pela Secretaria da Fazenda e efetuar o pagamento à vista. "Para quem tem algum tipo de aplicação ou poupança, é mais vantagem aproveitar o desconto e usar essa aplicação para saldar o IPVA", afirmou Gomes.
Orientação
O economista Jacó de Souza também é da opinião que a melhor opção para pagar o IPVA é à vista. "O desconto de 3% ainda está sendo vantajoso. Para quem tem condições de pagar à vista, sem dúvida é a melhor opção", disse.
Já para quem está muito endividado com as contas de início de ano, Souza alerta que é preferível optar pelo parcelamento.
Quem não recebeu a notificação IPVA poderá obter mais informações acessando o site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) ou consultar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
16/01/10
Chuva provoca alagamento em Belo Horizonte neste sábado 15 de janeiro
A forte chuva que atinge Belo Horizonte na tarde deste sábado começa a trazer transtornos para moradores e motoristas. Na Avenida Tereza Cristina, altura do Bairro Betânia, o volume do Rio Arrudas subiu, chegando quase a transbordar. Em vários pontos da capital mineira, os Bombeiros registram pontos de alagamento.
Confira o infográfico das chuvas em Minas
Em algumas regiões, os Bombeiros apontam problemas, como no cruzamento da Avenida Cristiano Machado com a Avendia Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara; na Avenida Antônio Carlos, nos pontos próximos ao câmpus da UFMG e à barragem da Lagoa da Pampulha, além de outras regiões por onde passa o Rio Arrudas. Também há alagamento em ruas dos Bairros Cachoeirinha, Primeiro de Maio e Aeroporto. No Aeroporto da Pampulha, a água chegou a invadir o saguão principal do terminal.
Confira imagens da chuva em BH
No Bairro Santa Cruz, duas árvores caíram sobre carros na Rua Aroeira, não atingindo ninguém. No Bairro Cabana Pai Tomás, na Região Oeste da capital, um barracão caiu, mas não houve feridos.
A situação melhorou assim que a chuva diminuiu de intensidade. O Corpo de Bombeiros informou que durante a chuva atendeu 47 ocorrências de alagamentos na região metropolitana, 15 ocorrências de queda de árvore em via pública, quatro solicitações de desmoronamento ou deslizamento sem vítimas e sete solicitações de vistoria em locais com risco de desabamento.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, o temporal que atingiu Belo Horizonte teve rajadas de ventos de 55 km/h. Segundo ele, durante duas horas o equivalente a 18% do total esperado para a média de janeiro.
Neste sábado dia 10 de abril três integrantes do grupo de caminhada Saúde e liberdade para todos vão encarar mais um desafio, uma caminhada entre Contágem e Caeté/MG (Serra da Piedade) em comemoração do primeiro aniversário de criação deste projeto.
Os integrantes; Cândido, Vantuil e Antônio (Toin Véio) irão se reunir às 03:50 hs. da manhã deste sábado em local ainda não definido para dar início a mais este desafio, uma caminhada de aproximadamente 60 Km.
A equipe está muito otimista e conta com o apoio da ALSAFITNESS Academia de Vespasiano, LABORATÓRIO MANSONI DE ANÁLISES CLÍNICAS, OFICINA E ARTE e FARMÁCIA DORNELA, que vem apoiando o grupo desde sua criação em 09 abril de 2009 quando o Sr. José Cândido fez a sua primeira caminhada entre Contagem e Sete Lagoas, um percurso de 54 kilômetros percorridos em 9:45 (nove horas e quarente e cinco minutos) com o objetivo de promover uma campanha contra a dengue nos postos de combustíveis, bares e restaurantes ao longo do percurso.
É isso aí galera, vamos caminhar juntos, vamos curtir a vida com saúde, vamos chegar ao topo da Serra e dar o nosso grito de guerra: SAÚDE E LIBERDADE PARA TODOS!
Serra da Piedade (Caeté/MG) conheça um pouco de sua história
A Serra da Piedade é uma formação rochosa situada na Microrregião de Belo Horizonte, município de Caeté/MG, Brasil. Possui uma altitude de 1.751 metros
Vista da Cidade de Caeté do Alto da Serra.
A Serra da Piedade já era conhecida desde o princípio do século XVII. Lourenço Caetano Taques é considerado o desbravador da região de Caeté, como consta em Carta Régia de 23 de março de 1664, pela descoberta dos "Sertões de Caeté". Na verdade, a Serra da Piedade é a mesma Serra do Sabarabuçu e, portanto, está ligada às lendas das minas de prata, que desde final do século XVI excitaram os espiritos aventureiros que queriam crer que naquela latitude havia abundância de prata, a exemplo do que acontecia na Serra do Potosi, no Peru.
Gruta do Eremita, onde Frei Rosário se recolhia.
A única construção histórica preservada hoje é a Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no topo da serra, tendo sua construção sido iniciada por volta de 1704 e concluída por volta de 1770.
Em 1817 o sábio francêsAuguste de Saint-Hilaire visitou a Serra da Piedade e lá passou vários dias. Observou que a igreja era cercada de edifícios onde moravam eremitas e romeiros. Um dos moradores era a irmã Germana. Uma mulher de cerca de trinta e cinco anos, penitente que quase não comia e dada a crises de histeria. O povo acreditava tratar-se de uma santa. O sábio francês improvisou alguns experimentos para tentar se convencer de que os transes da irmã eram uma farsa, mas na verdade não conseguiu provar isto. Ele de fato, se interessou muito pelo caso e andou até consultando um estudo que o médico mineiro Dr. Antônio Gonçalves Gomide escreveu sobre o assunto em 1814 e concordando com a tese de que o caso da irmã não tinha nada de sobrenatural. Aqui não posso deixar passar a oportunidade de fazer algumas referências sobre este dr. Gomide. Parece que ele foi uma personalidade assaz incomum, um cidadão de mente aberta e pensamentos avançados. Xavier da Veiga, andou coletando alguns documentos antigos contendo advertências que o médico levou do governador por seu envolvimento com “libertinagem e livros perniciosos”. Em 1819 vamos encontrá-lo envolvido com uma devassa por ser chefe de clubes ligados a fatos escandalosos (?). Mas em 1823 e 1826 vamos encontrá-lo na nobre condição de deputado constituinte e senador do Império. Saint-Hilaire, notório conservador, provavelmente não soube de nada disso e ficou feliz de ter a obra do dr. Gomide no meio da sua biblioteca. o bispo de Mariana D. Frei José da Santíssima Trindade também relata as crises de Germana e comedidamente, informa que não estava devidamente comprovado que elas não fossem de origem sobrenatural. Spix e Martius igualmente estiveram na serra e da mesma forma, registraram a existência de uma tal personagem singular comentando, contudo, que ela já não mais lá se encontrava por ter sido proibida de exercer suas faculdades catalépticas pelas autoridades da igreja. Pelos relatos dos nossos viajantes feitos entre 1820 e 1840, o que se pode observar é que, naquele período, a instituição da serra esteve na mais completa decadência, entregue a fanáticos e charlatões. A capelinha contudo, se manteve e hoje, no meio de várias modernidades é a única construção que preserva a história mística do lugar.